Publicado em 10 de setembro de 2025
Jornal Contábil

Como emitir nota fiscal MEI sem erros e por que emitir

A exigência da NFS-e para MEI (Microempreendedor Individual) mudou o cenário quando o assunto é MEI e nota fiscal. Afinal, um número maior de empreendedores teve que se informar e se organizar para emitir esse documento fiscal. 

Então, para lhe ajudar a tirar dúvidas sobre o tema, saiba por que o MEI deve emitir nota fiscal e como pode evitar erros durante o processo. Confira!

 

O que é Nota Fiscal?

A nota fiscal é o documento oficial usado para comprovar que houve uma transação comercial. Em outras palavras, ela formaliza a compra e venda de produtos e serviços, servindo como comprovante fiscal. 

E detalha informações como descrição dos itens, quantidades, valores e impostos envolvidos na transação, sendo fundamental para a transparência e legalidade das operações comerciais.

 

Por que o MEI precisa emitir Nota Fiscal?

A emissão de nota fiscal por parte do MEI é importante por vários motivos. Podemos dizer que o principal deles é garantir a legalidade de suas transações e contribuir para a arrecadação de impostos. 

A emissão de notas fiscais também é importante para manter um controle financeiro e permitir que os clientes deduzam suas despesas.

Por outro lado, é importante pensar no lado do cliente. Para ele, a nota fiscal passa confiabilidade, pois ele sabe que está adquirindo um produto ou serviço de um empreendedor regularizado.

 

MEI é obrigado a emitir Nota Fiscal?

Para facilitar o entendimento, vamos separar a resposta por tipo de nota fiscal, de acordo com a regra nacional.

 

MEI pode comprar sem Nota Fiscal?

Não, o MEI deve sempre solicitar nota fiscal ao realizar compras. Isso é importante para comprovar despesas e manter a contabilidade em ordem, além de garantir a legalidade das mercadorias adquiridas.

 

Quais são os tipos de Nota Fiscal que o MEI pode emitir?

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Utilizada para documentar a venda de produtos. Como dissemos, a obrigatoriedade existe apenas quando a PJ for não contribuinte do ICMS, ou seja, não emita NF de entrada.

 

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e):

Utilizada para documentar a prestação de serviços. Cada município tem sua própria regulamentação para a emissão desse tipo de nota.

 

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)

É um documento que serve como comprovante de uma transação comercial. Ela é indicada para empreendedores sem CNPJ, para empresas com baixo volume de emissão de notas, ou desobrigadas a gerá-la em toda negociação, como o MEI.

 

MEI pode emitir Nota Fiscal de Serviço para outro estado?

Sim, o MEI contribuinte do ISS pode emitir nota fiscal de serviço (padrão nacional) para clientes em outros municípios e até mesmo em outros estados.

 

Quais são os erros mais comuns na emissão de nota fiscal?

 

Como evitar os erros na emissão da Nota Fiscal MEI?

Software

Utilize um software de gestão para emitir notas fiscais: Assim, softwares especializados podem ajudar a evitar erros e automatizar o processo de emissão.

 

Dados atualizados

Mantenha seus dados cadastrais atualizados: verifique regularmente se suas informações cadastrais estão corretas para evitar problemas na emissão das notas.

 

Legislação

Consulte a legislação municipal sobre emissão de nota fiscal: cada município pode ter regras específicas para a emissão de notas fiscais de serviços. Consulte a legislação local para garantir a conformidade.

 

Cursos

Participe de cursos e treinamentos sobre emissão de nota fiscal: capacite-se continuamente para entender melhor as obrigações fiscais e evitar erros na emissão de notas fiscais.

Lembre-se que emitir notas fiscais corretamente significa evitar problemas com o Fisco e manter suas transações comerciais em conformidade com a legislação.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Linkedin
Voltar para a listagem de notícias