Nota de Repúdio – CFC

O Jornal Valor Econômico, na edição desta quinta-feira (18), publicou entrevista com o ministro dos Transportes, Mauricio Quintella, sobre concessões de aeroportos, com o título “Mais concessões de aeroportos podem desequilibrar o setor”. Em uma resposta da entrevista, o ministro se refere aos contadores de forma depreciativa: “A gente quer manter a Infraero forte. Não podemos pensar com cabeça de contador, mas de empreendedor”.

Com essa afirmação, o ministro Quintella demonstra total desconhecimento do papel e da importância do profissional da Contabilidade no desenvolvimento econômico, social e político do País.

O contador é um dos profissionais que mais impulsiona o empreendedorismo nos mercados público e privado. O contador é peça fundamental na gestão e na organização das empresas, com ênfase no controle, na transparência e na responsabilidade social.

Por isso, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em nome dos mais de 340 mil contadores do Brasil, repudia fortemente a maneira equivocada com o que o ministro Mauricio Quintella se referiu aos profissionais da Contabilidade.

Seguimos a posição do CFC, e complementamos:

É triste vermos tamanha falta de conhecimento por parte de um importante integrante do Poder Executivo Federal. Enquanto a sociedade e os governos (em todas as esferas de poder: Municipais, Estaduais e Federal) verem o contador como mero cumpridor de obrigações fiscais, infelizmente nossa economia estará fadada ao subdesenvolvimento, com um lamentável alto índice de empresas que abrem e fecham já no primeiro ano de operação.

O contador não é fiscal das administrações públicas, tampouco “guarda livros”. Ao contrário do que disse o nobre senhor Ministro Mauricio Quintella, o contador é responsável por incentivar o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento, sendo peça fundamental na gestão de entidades públicas e privadas.

Nossa economia precisa de empresas eficientes, com administração profissional, que gerem empregos, renda, e arrecadação, e não de empreendimentos que não passam do primeiro ano de operação. O contador faz parte deste processo, ao transformar números e dados isolados, em informações claras, transparentes, e de grande relevância.

Uma empresa sem o apoio do contador em sua gestão, dificilmente obterá sucesso !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *